UMA REFORMA PESSOAL

Publicado: novembro 1, 2019 em Uncategorized

No último dia 31 de outubro os evangélicos do mundo inteiro comemoraram o DIA DA REFORMA PROTESTANTE. Nesse dia e mês do ano de 1517 Martinho Lutero pregou publicamente as suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Essas 95 teses de Martinho Lutero era um PROTESTO que, sem dúvida nenhuma, desafiava a igreja oficial do Estado – A Igreja Católica Romana.

Historicamente, sem dúvida nenhuma, seria incoerente que os Batistas se apresentassem como uma Igreja Protestante ou uma Igreja Reformada porque, notadamente, a história dos Batistas se confunde com a própria IGREJA PRIMITIVA e, desde então, em que pese toda a perseguição advinda das práticas das orientações deixadas pelo Senhor Jesus aos discípulos, depois da maravilhosa Confissão de Pedro, os Batistas jamais se desviaram do que chamamos hoje de os 5 pilares da reforma protestante: SOLA SCRIPTURA , SOLA GRATIA, SOLA FIDE, SOLO CHRISTUS E SOLI DEO GLORIA.

Isso não significa, porém, que os Batistas não comemoram a Reforma e não abraçam a FÉ REFORMADA com todo ardor e vigor. Sim, nós comemoramos esse marco histórico e a sua importância hoje para a igreja contemporânea. Sim, nós louvamos ao Senhor por homens como MARTINHO LUTERO, ZUÍNGLIO E JOÃO CALVINO, que “chutaram o balde” contra os desvios de uma igreja que, notadamente, preferia agradar a homens (o Estado) do que agradar a Deus.

Mas, e hoje? Do que a igreja está precisando? O que precisa acontecer com ela para sair de tantos enganos doutrinários, de tanto descompromisso, de tanto secularismo que a solapa e a deixa, numa visão pessoal e talvez um pouco pessimista, num estado pior do que a que estava nos idos de 1517?

Sim, prezados, acho que carecemos, desde que o mundo é mundo, como nos dizem as Escrituras, de uma REFORMA PESSOAL, sempre! Os crentes em Jesus Cristo necessitam da compreensão de que são NOVAS CRIATURAS e que se enfileiraram no Exército do Senhor e precisam aceitar o fato de que o que Deus espera de cada um é que seja encontrado FIEL.

Sim, está faltando FIDELIDADE no meio do povo de Deus! Está faltando ao povo de Deus o “Pensar nas coisas do alto e não nas que são aqui da terra!” Está faltando ao povo de Deus a compreensão de que ele não é aqui desse mundo e que Jesus foi nos preparar lugar e que, certamente, uma vida como “forasteiros” aqui nos faria valorizar cada minuto que temos e usá-lo-íamos na edificação do Reino do Senhor Jesus!

Sim, é de uma REFORMA PESSOAL que precisamos e ela passa pela compreensão do que o Senhor Jesus mesmo disse:

“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:5

Permaneçamos no Senhor Jesus e definitivamente jamais precisaremos de uma nova REFORMA, pois, constantemente, Ele, que é a VIDEIRA VERDADEIRA, estará renovando em nós um desejo cada vez maior de andar com Ele e satisfazer a Sua vontade!

SOLI DEO GLORIA 

Pr. Élio Morais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s