UM DEUS NEM UM POUCO ENIGMÁTICO!

Publicado: janeiro 9, 2020 em Uncategorized

Estou absolutamente certo de que um dos maiores traços da bondade do nosso Deus é o fato dEle não sonegar a qualquer pessoa nenhuma informação importante a respeito da Sua gloriosa vontade – definitivamente está tudo nas Escrituras para qualquer um que deseja saber!

Sempre me surpreendo ao ver que Deus não se esconde, que Ele não é um Deus enigmático, que Ele não é um Deus difícil de entender, que Ele não é um Deus que exige um grande esforço da nossa parte a fim de descobrirmos o que Ele deseja que façamos nessa vida.

Ao contrário, o nosso Deus como que “escancara” para nós tudo que é importante saber para irmos bem nessa vida e, sobretudo, para sermos aceitos por Ele a fim de termos um eterno relacionamento de amor e de comunhão com Ele.

Por causa disso, gosto tanto do Capítulo 10 da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios. Ali o apóstolo Paulo faz um relato dramático, inspirador e de advertência para as nossas vidas. Naquele capítulo o apóstolo como que refresca as nossas memórias ao nos trazer informações importantíssimas dos acontecimentos passados, especialmente o fato de que os israelitas viram a diariamente a Coluna de Fogo, a Nuvem, o Maná (o pão que descia do Céu) e a Água da Rocha.

Mas Ele diz que, embora os nossos antepassados tenham presenciado esses e tantos outros milagres, a maioria deles pereceu durante a caminhada e não pôde contemplar, nem, tampouco, pôde entrar na Terra Prometida, porque fez o que era mau perante o Senhor!

Então, graciosamente, o apóstolo vai nos dizer: “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.” 1 Coríntios 10:11

Ou seja, prezado: Deus, por graça e misericórdia, nos dá exemplos de coisas ruins que aconteceram no passado para nos advertir hoje. Não é sem motivo que Paulo prossegue nesse capítulo dizendo: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.” 1 Cor. 10:12. Isso é rigorosamente o Senhor nos dizendo: – Olha, se cuidem! Seus antepassados tiveram toda condição, pelos eventos que presenciaram, de seguirem firmes na fé, confiando em minha graça e misericórdia, mas, não prosseguiram e pereceram pelo deserto!

É Deus nos dizendo mais ainda: – Se isso aconteceu com eles, pode muito bem acontecer com vocês hoje, por isso não fiquem pensando que por estarem em pé não possam cair! Mais ainda, é Deus nos falando: – Ao considerarem que estão em pé, não se vangloriem, mas, vigiem!

E Paulo vai encerrar esse parágrafo de advertência com algo consolador para todos nós, Ele vai dizer assim: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13.

Nesse versículo 13, Paulo nos assegura que o processo de permanecermos firmes andado com o Senhor, obedecendo-O e agradando-O será possível simplesmente porque jamais nos sobrevirá provação além das nossas forças! Ou seja, prezados, o que Paulo nos assegura aqui é que vida com Deus não é uma UTOPIA não! É possível sim, porque todas as tentações que nos sobrevirão para nos tirarem do Caminho não serão além da nossa capacidade de resistir, no Senhor – definitivamente será possível não nos sucumbirmos a elas!

Esse é o nosso Deus maravilhoso! Ele não somente nos revela tudo que precisamos saber para andarmos com Ele e agradá-Lo, mas, também, nos dá toda condição para fazê-lo! Vale demais a pena servir a um Deus tão amoroso e bom e nenhum pouco ENIGMÁTICO!

Bendito sejas, Senhor!

Pr. Élio Morais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s