Coerência

Publicado: maio 17, 2017 em Uncategorized

No Aurélio, coerência significa “ausência de contradição”. Também quer dizer “Ligação ou harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias”. E significa também “conexão, nexo, lógica”.

Gosto muito dessa primeira definição AUSÊNCIA DE CONTRADIÇÃO, porque ela combina rigorosamente com o caráter do Deus que servimos e que devemos na dependência do Seu maravilhoso e fiel Espírito imitar.

Uma pessoa coerente é uma pessoa cujas atitudes não se contradizem com o que ela verbaliza no dia a dia, nem com os seus pensamentos, nem com a suas ideologias e, tampouco, com tudo aquilo que ela acredita.

Na vida de uma pessoa coerente jamais se aplicará a famosa frase: FAÇA O QUE EU FALO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO! Não, definitivamente isso jamais ocorrerá porquanto a pessoa coerente independentemente das agruras da vida, dos contextos desfavoráveis e ou quaisquer tipos de pressão ela sempre fará o que fala. Podemos dizer baseados na definição do termo acima e mesmo empiricamente, em decorrência da convivência com as pessoas, que um homem coerente PRATICA o que crê. 

Quando, por exemplo, lemos versos da Palavra de Deus como o que está escrito em Filipenses, capítulo 1, verso 27, que diz: “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo…”, certamente somos exortados a levar uma vida de tal maneira que haja “harmonia entre situações, acontecimentos e ideias”. Versículos bíblicos como esse invariavelmente deveria promover em cada leitor a firme convicção de que está sendo exortado a levar uma vida que não haja CONTRADIÇÃO entre os pensamentos e propósitos do nosso Deus, revelados e incutidos em nossas mentes, em detrimento às nossas práticas e atitudes.

Ao escrever essas linhas surge em minha mente e no meu coração a lembrança de outra maravilhosa exortação da Palavra de Deus, na 1ª. Epístola de Pedro, capítulo 1, versos 14 a 16, que nos diz: “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”.

Que não haja nenhuma discrepância entre a fé, princípios e valores que professamos com os caminhos pelos quais percorremos. E que a nossa COERÊNCIA seja um grande desafio na vida daqueles que nos observam.

Que o nosso Deus bendito e todo poderoso nos capacite a isso. Amém!

Pr. Élio Morais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s