ESPERA PELO SENHOR!

Publicado: maio 5, 2017 em Uncategorized

”Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu
coração; espera, pois, pelo SENHOR.” Salmos 27. 14

“Saber é esperar é uma virtude”, diz o adágio popular. Interessante que apesar de ser uma virtude e por isso deva ser buscada e almejada, ela é muito pouco comum em nosso meio. Definitivamente não sabemos esperar – isso não faz parte do nosso perfil!

Nesse mundo pós-moderno e globalizado onde o instantâneo cada vez mais tem feito parte das nossas vidas, esperar é algo quase inconcebível pra nós e, definitivamente, não faz parte do nosso vocabulário.

Mas a questão é que somos exortados por Deus a esperar nEle. No texto acima e em muitos outros da Bíblia somos exortados na Palavra a esperar pelo Senhor! O versículo acima merece uma atenção reflexiva da nossa parte, porquanto somos exortados pelo salmista a termos “bom ânimo e a fortificar o nosso coração”, para esperarmos no Senhor.

O texto merece uma reflexão cuidadosa da nossa parte, porque o salmista nos exorta a que tenhamos um bom ânimo e não muito ânimo. Entendo que o salmista está falando aqui muito mais de atitude do que de qualquer outra coisa. Ele não nos exorta a termos muito ânimo para esperarmos no Senhor. Não, prezados! Parece-me que o Senhor não almeja encontrar em nós, especialmente  em alguns momentos de lutas pelas quais passamos, muita disposição ou uma capacidade para “tirarmos de letra”, ou sairmos bem de uma situação com muita desenvoltura não!

Ao exigir de nós um bom ânimo e não muito ânimo, o nosso Deus não somente parte do pressuposto de que podemos sim estar com o nosso coração em pedaços, portanto, sem muito ânimo, mas que devemos achar lugar em nosso coração para que na dependência dEle sejamos recobrados e tenhamos o nosso coração fortificado. Ou seja, para esperarmos no Senhor será necessário que cuidemos da nossa mente e do nosso coração para fazê-lo. Para esperarmos no Senhor haveremos de aprender algumas coisas sobre Ele a fim de, pacientemente, receber dEle o objeto da nossa esperança.

Dentre as coisas que precisaremos aprender para esperarmos confiantemente em nosso Deus, sem dúvida nenhuma, é que Ele é o Senhor da história e das nossas vidas; o Deus Eterno, o grande Eu Sou, O Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Deveremos, sobretudo, considerar que Ele é o Deus soberano e que a Sua soberania reside no fato dEle ter todo o direito sobre tudo que Ele criou, e isso, inexoravelmente, inclui a todos nós, e que Ele deseja ardentemente que apreciemos o fato de que nada está oculto aos Seus olhos e no momento certo, no momento dEle, Ele nos dará compreensão sobre todas as coisas.

É a partir desse aprendizado que recobriremos o nosso ânimo, fortificaremos o nosso coração e, pacientemente, esperaremos pelo Senhor, que bondosamente operará a nosso favor. Não é sem motivo que o salmista começa esse salmo 27 fazendo a seguinte afirmação:

“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a
fortaleza da minha vida; a quem temerei”?

Está difícil pra você? Algo está te machucando e fazendo doer muito? Algumas coisas estão fugindo à sua compreensão e você está querendo desistir? Não faça isso!

“Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera,
pois, pelo SENHOR.” Salmos 27. 14

Pr. Élio Morais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s