QUANDO NOSSAS REAIS INTENÇÕES NÃO SÃO PERCEPTÍVEIS EM NOSSAS ATITUDES

Publicado: junho 17, 2015 em Uncategorized
Tags:

 

DISSIMULAÇÃO 1Um dos piores pecados e, talvez, um dos mais combatidos na Bíblia é o pecado da dissimulação. Segundo o dicionário, dissimular é dentre outras coisas “ocultar as verdadeiras intenções e os verdadeiros sentimentos, é agir com hipocrisia, é fingir”.

Todo pecado é abominação para Deus, mas se há um que jamais deve fazer parte da vida de um crente este é o pecado da dissimulação. Quando um cristão dissimula, quando ele age com “outras” intenções ocultando as verdadeiras, quando ele finge e fala hipocritamente, ou quando ele sonega qualquer fato importante que tenha a ver com a verdade, esse homem estará agindo ao melhor estilo de Satanás, o inimigo de Deus e das nossas almas e, por isso o nosso Deus abomina tanto esse pecado.

Talvez um dos principais exemplos do PECADO DA DISSIMULAÇÃO que temos na Bíblia seja o de Ananias e Safira, em Atos dos Apóstolos, no capítulo 5. Todos nós conhecemos muitíssimo bem a história: Esse casal, que pelo jeito tornou-se apenas amigo do Evangelho, querendo gozar das benesses de uma popularidade exacerbada, vende uma propriedade e oferta um valor, provavelmente, muitíssimo inferior ao valor que o bem fora vendido. Ao ofertarem apenas uma parte como se fosse o todo (o que os recém-convertidos faziam naqueles dias era na medida em que iam crendo, vendiam tudo e tinham tudo em comum), eles são severamente reprovados pela liderança da igreja e por fim são repreendidos por Deus, e morrem aos pés dos apóstolos.DISSIMULAÇÃO 5

Infelizmente muitas pessoas pensam no que Ananias e Safira fizeram e concluem que eles apenas foram infiéis na contribuição com a igreja local. Isso é um erro tremendo, pois a severidade com que Deus agiu mostra-nos que o que estava por trás de suas atitudes ia muito além da infidelidade com o dizimo ou as ofertas – eles dissimulavam no meio de uma igreja que estava começando e indo muitíssimo bem, e esse pecado deveria ser tratado com a severidade que o caso requeria (sugiro que os queridos leitores leiam especialmente os cinco primeiros capítulos de Atos dos Apóstolos, vale a pena).

Normalmente, o homem dissimulado é um homem que esqueceu a verdade há muito tempo! Invariavelmente, um ser humano dissimulado é um impostor que normalmente nem sabe mais quem ele é, ou necessita tanto de ocultar suas falhas de caráter, que acaba fazendo de conta que é aquilo que gostaria de ser. Salvo raríssimas exceções um homem dissimulador é também um homem que manipula pessoas, finge sentimentos, deturpa fatos e situações, e tudo isso para atingir um fim que está claro apenas na sua mente e no seu coração. O dissimulador é alguém extremamente egoísta e que a qualquer custo quer atingir os seus objetivos, daí é que entendo que o problema do casal Ananias e Safira ir muitíssimo além da infidelidade com os dízimos e ofertas como regularmente escutamos por aí. De fato, o que esse casal demonstrou é que eles poderiam ser extremamente nocivos para a igreja que estava se iniciando ali em Jerusalém, e Deus agiu!

Mormente a abominação que continua sendo pra Deus o pecado da dissimulação, não temos visto por aí pessoas “expirando” porque dissimularam. Contudo esse pecado continua sendo horrível para Ele e precisamos lutar contra as intenções ruins do nosso coração e não dar vazão a elas!DISSIMULAÇÃO 6

No capítulo 26, do Livro dos Provérbios, temos uma lista de sete versículos que deveríamos ler todo dia. Esses versículos deveriam estar “como frontal diante dos nossos olhos”, como disse Deus certa vez para Moisés, tal a importância deles para a nossa vida na igreja, vejam:

“Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira.” (18 e 19)

“Como vaso de barro coberto de escórias de prata, assim são os lábios amorosos e o homem de coração maligno.” (23)

“Aquele que odeia dissimula com os lábios, mas no íntimo encobre o engano; quando te falar suavemente, não te fies nele, porque sete abominações há no seu coração. Ainda que encubra o seu ódio com engano, a sua malícia se descobrirá publicamente.” (24, 25 e 26)

“Quem abre uma cova nela cairá; e a pedra rolará sobre quem a revolve.” (27).DISSIMULAÇÃO 4

Quem está estudando HAMARTILOGIA, ESTUDO SOBRE O PECADO, comigo nas quartas feiras em nossos Cultos de Oração, tem aprendido o quanto somos decaídos e susceptíveis às DISSIMULAÇÕES, mas também temos aprendido as transformações que o Espírito Santo opera nos corações daqueles que verdadeiramente permitem a Sua obra de santificação!

Que o nosso coração esteja realmente cheio de BOAS INTENÇÕES, e que o Senhor nos livre das DISSIMULAÇÕES. Amém!

Pr. Élio Morais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s