“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” Deut. 6. 6-9
Nesta exortação de Deus a Moisés percebemos com muita clareza que a tarefa de educar os filhos no temor do Senhor sempre foi primeiramente dos pais; infelizmente muitos não têm cumprido com essa obrigação, e é preciso urgentemente identificar quais são as causas de algo tão nocivo para as nossas famílias.
Talvez, o principal motivo do insucesso da realização dessa tarefa seja o fato desta palavra não estar primeiramente no coração dos pais, como Deus disse claramente para Moisés: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração…”. Se os pais não derem o devido valor à Palavra jamais conseguirão transmiti-las aos seus filhos.
Mormente as dificuldades cada vez maiores e a necessidade de se trabalhar muito mais para suprir as necessidades físicas e materiais da nossa família, sempre será urgente e necessário investir na vida dos nossos filhos a fim de que eles percebam, primeiramente, que valorizamos a Palavra de Deus e a temos como o maior manual de vida, de ética, de educação, de fé e prática dos valores cristãos.
Pais que valorizam a Palavra de Deus terão muito mais facilidade de INCULCAR no coração dos filhos os RELEVANTES ensinos dados por Deus. Quando os pais valorizam a Palavra, os valores de Deus serão repassados aos filhos através do cotidiano. Os filhos cujos pais valorizam a Palavra verão os princípios de Deus quase como se estivessem sido escritos nos “…UMBRAIS DE SUAS CASAS…”, como explicara o Senhor a Moisés.
Mas, prezados, o inverso também é verdadeiro: Filhos que não veem os pais dando o devido valor a Palavra de Deus muito provavelmente também agirão da mesma forma e será daí, queridos, que muitos seguirão por caminhos alheios aos desejos de Deus. Será desse ponto em diante, prezados, que muitos filhos crescerão sem o temor de Deus nos seus corações.
Infelizmente algo triste e cada vez mais comum tem sido visto em muitos lares: A TERCEIRIZAÇÃO DO ENSINO DOS FILHOS, ou seja, a necessidade de que outros cumpram a tarefa de INCULTIR nos corações dos filhos o TEMOR AO SENHOR, que sempre foi responsabilidade primeira dos pais. Pode ser que o tio ou a tia da escola secular obtenha algum sucesso, pode ser que os professores da EBD consigam fazer algo, pode ser que o pastor da igreja tenha algum êxito, mas, infelizmente, em muitos casos, acontece ser tarde demais!
Não percamos tempo, queridos pais:
“Ensina teu filho no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
Que Deus nos abençoe!
Pr. Élio Morais