A RESILIÊNCIA QUE NOS AJUDA A SOBREVIVER E A NOS REINVENTAR

Publicado: setembro 9, 2014 em Uncategorized

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Tentei evitar o lugar comum, mas não consegui – vivemos num mundo que nos impõe diversos obstáculos ao longo da vida. Nascemos chorando e convivemos com o choro até o dia em que choram a nossa partida. Nesse hiato de sobrevivência, as dificuldades surgem muitas vezes vorazes e implacáveis, mas jamais nos destruirão se das cinzas surgir o homem resiliente – aquele homem com uma capacidade cada vez maior de resistir, de não jogar a toalha, a despeito das intempéries da vida. Essa resistência e esse não se dobrar às dificuldades nos capacitará ao enfrentamento, lograremos êxito, sairemos vitoriosos e os nossos dias serão mais alegres e produzirão experiência e maturidade em nós. Mas é fato: Matar um leão por dia é a sina de cada ser humano sobre a terra!

Se as lutas são inevitáveis devemos ter a visão resiliente e a motivação criativa do grande estadista Winston Churchill, que disse: “Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade.”. E ele ainda vai acrescentar algo muito interessante: “O sucesso consiste em ir de derrota em derrota sem perder o entusiasmo”.

O que poderá parecer humilhante derrota para um homem comum, para o homem resiliente poderá ser aquilo que o fará forte o suficiente para resistir com intrépida bravura e se reinventar para algo novo, bonito, virtuoso e com perspectivas desafiadoras.

A capacidade do homem resiliente de se reinventar criativamente poderá levá-lo a voos impressionantemente mais altos e a contemplar visões mais panorâmicas e belas sobre uma mesma situação ou infortúnio, ou seja, essa capacidade do homem resiliente o conduzirá a uma nova perspectiva de vida que poderá levá-lo muito provavelmente ao objetivo desejado.resiliencia 4

Homens resilientes não devem ser considerados super-homens, ou pessoas com dons especiais ou algo do gênero. Jamais devemos vincular resiliência à superpoderes. Homens resilientes poderão ser sim homens frágeis, sensíveis, dóceis, bem intencionados e íntegros, mas que suportam as adversidades da vida por causa de um profundo compromisso com o lugar aonde querem chegar. O desejo de atingir o alvo é transformado em energia capacitadora para vencer obstáculos.

Gosto demais da ilustração do cavalo que caiu num grande buraco e os proprietários que não tinham meios de tirá-lo. No afã de resolverem a situação com o menor sofrimento possível aqueles camponeses desprovidos de armas para sacrificarem o aflito animal, resolvem jogar terra em cima dele na esperança de sufocá-lo, mas em cada tanto de terra que era jogada em cima do dorso do animal ele se contorcia livrando-se e pisando nela, e quando os camponeses se aperceberam, o vigoroso e esforçado animal estava cada vez mais perto da superfície. Resiliência é o nome disso!

resiliencia 5Mais do que resistir e sobreviver aos obstáculos é preciso se reinventar! É preciso motivação, força e ânimo para se “chutar o balde” e avançar até onde se deseja chegar! É preciso se recompor e seguir! Como bom soldado, que jamais recua, mas dá meia volta e segue em frente, precisa-se fazer a retomada! Gosto de observar quando estou viajando dentro de um avião e o comandante comunica aos passageiros e tripulantes que o processo para a aterrisagem começou. Claramente, o que se vê em seguida é um torque a mais, um pouco mais de potência, e escutamos um som diferente da turbina como que nos comunicando que para concluir a aterrisagem é preciso imprimir mais um pouquinho de força e velocidade.

Embora resiliência e capacidade inventiva sejam extremamente necessárias elas jamais sobrepõem ao poder de Deus para nos fazer prosseguir e atingir alvos! Depreende-se então que resiliência, capacidade inventiva e dependência de Deus poderá ser a tríade que garantirá o sucesso para grandes empreendimentos.

Quando penso em homens de Deus que resistiram e ultrapassaram grandes obstáculos na vida penso em homens como o jovem profeta Daniel cujo testemunho mostra claramente uma vida resiliente, com extrema capacidade de se reinventar e um coração obediente a Deus! Quando todos poderiam pensar que se tornar um escravo numa terra distante seria o fim, que comer legumes com água seria o início da derrota, que ser jogado numa jaula cheia de leões ferozes seria a aniquilação, ei-lo intocável, robusto, amadurecido e, caminhando ao seu lado, um Anjo do Senhor!resiliencia 1

Penso também no apóstolo Paulo, um homem cujo testemunho mostra de forma clara que lutou resilientemente contra os religiosos, o mundo, e os inimigos de Deus que conspiravam a todo o momento contra o avanço do Evangelho. Quando achávamos que Paulo se sucumbiria às ações malévolas dos seus inimigos ei-lo empreendendo mais uma viagem missionária, que resultaria em dividendos maravilhosos para o reino de Deus. Seu lema era:

 “…esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo.”.

Penso também nos homens maravilhosos que fazem parte da galeria dos heróis da fé, do capítulo onze de Hebreus. Homens dos quais o mundo não era digno! Homens resilientes e que se reinventaram! Homens que a despeito da dor, do sofrimento, e dos obstáculos, avançaram e cumpriram o que Deus esperava deles. Homens cuja característica de resiliência é citada pelo próprio autor da carta: “…da fraqueza tiraram força.”.

resiliencia 6Mas não há ninguém em quem eu pense mais do que o Senhor Jesus Cristo, porquanto jamais houve alguém tão resiliente, que se reinventou tanto e que atingiu tão rigorosamente o alvo como Ele. Mas estou falando do Filho do homem, daquele foi gerado da virgem, que sentiu fome e sede, que chorou, daquele que suou gotas de sangue no Getsêmani, mas que a despeito da dor e do sofrimento foi resoluto e resilientemente para Jerusalém a fim de morrer por pecadores como nós para que tivéssemos toda condição de nos reinventarmos! É por causa da resiliência dEle que conseguiremos resistir, superar todas as adversidades, nos reinventar,  e dizer ao final da nossa caminhada, como o apóstolo Paulo disse:

“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”

Deus seja louvado!

Pr. Élio Morais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s