CHORO, ESSE GRANDE ALIADO!

Publicado: novembro 22, 2013 em Uncategorized

TRISTE 9Outro dia vi um vídeo cujo título era: “O bebê mais dramático do mundo”. Muito engraçado aquele bebê! Na medida em que sua mãe avançava do lugar aonde estava, ele caminhava um pouquinho, se aproximava dela e se jogava ao chão, aos prantos. Provavelmente, pela conveniência da filmagem (os pais faziam questão de não atende-lo, a fim de mostrar o quanto estava engraçado), parece que o choro daquele bebê não estava funcionando muito bem, mas, invariavelmente, funciona sim, e o choro pode ser um grande aliado – que o digam os bebês mesmo, pois com o choro eles se manifestam e recebem o socorro, o amparo, o afeto e o alimento tão necessários para que sobrevivam.

Muitos adultos não são afeitos a essa prática e resistem o quanto podem, talvez porque foram criados para “engolir o choro”, frase tão comumente usada em nossa querida região nordeste, ou porque aprenderam erroneamente que há um quê depreciativo no choro.

Mas insisto em que ele pode nos ajudar muito e que pode ser um grande aliado!choro_tristao

Eu choro porque estou sofrendo por algum motivo, e isso é prova inconteste de que há vida em mim, de que não estou inerte, nem inatingível ou inacessível, e o sofrimento manifestado pelo choro faz parte do doloroso e necessário processo do amadurecimento do ser.

Ao chorar sou lembrado que não somente estou vivo, mas que estou ocupando espaço, que há vida transbordante em mim, vida que dói no corpo ou na alma, mas que me amadurece, me aperfeiçoa, e me leva a procurar alternativas ou soluções para a infligente dor.

Quando choro extravaso minha dor – eu a divulgo! Quem estiver próximo de mim saberá e provavelmente me ajudará. Quem ouve o meu choro poderá usar de compaixão comigo, poderá oferecer o ombro e eu me recostarei e suspirarei baixinho. Mas se choro sozinho, no recôndito, então somente Deus estará vendo; e ali eu posso abrir meu coração e confidenciar-lhe minhas dores.

triste 1A bênção do choro é que ele não é para a vida toda – ninguém chora uma vida inteira! Biblicamente falando, o nosso choro pode ser fruto de uma leve e momentânea tribulação, que poderá render glória para Deus e muita experiência para o coração sofrido. Eu estou certo de que muitas alegres manhãs são precedidas de uma noite de choro, de sofrimento e de angústia, e o rei Davi, no Salmo 30, verso 5, pôde divulgar isso de uma forma muito clara e muitíssimo poética, vejam:

 “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.”

Ele escreveu isso num contexto de profunda dor e sofrimento, e certamente chorava ao fazê-lo! No início do salmo ele diz que Deus tirou a sua alma da cova, mas, no final, ele diz que Deus afastou dele a tristeza, transformou o choro em regozijo, e o cercou de alegria!  O fato é que não era fácil a situação do rei Davi e o seu choro enterneceu o coração de Deus, evocou o Seu agir misericordioso, e a compaixão do Senhor operou de uma forma maravilhosamente linda – o choro pode ser um grande aliado!

Há uma frase atribuída ao cantor e compositor Renato Russo, que diz assim:

Eu não sei se chorose sumo ou se finjo que estou bem.”

De fato, não sei em que contexto ele compôs essa música, mas lamento profundamente a dúvida dele, pois as demais alternativas não eram legais e tampouco resolveria o seu problema! Sumir de alguma forma jamais foi solução para nada! Fingir que está bem é a procrastinação do enfrentamento de um problema que poderá piorar, e muito! Mas chorar, sim, seria a decisão correta principalmente se esse choro viesse acompanhado de um olhar sincero, introspectivo, imparcial e corajoso.triste 3

Salvo quando há uma dissimulação, o choro sempre vem acompanhado do quebrantamento, tão necessário para o nosso aprimoramento e condição essencial para o enfrentamento daquilo que está entristecendo nossa alma. Mormente a intensa dor, o produto será o amadurecimento que gerará frutos sadios no futuro.

“Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.”(Salmo 126.5)

Sim, o choro pode ser um grande aliado!

Chore!

Pr. Élio Morais

Anúncios
comentários
  1. Damiana de Freitas Souto disse:

    Pastor Elio excelente reflexão, o choroé uma válvula de escape em meio ao sofrimento e a angústia,grande abraço, Damiana Souto,pela família Souto

  2. sandra alexandre disse:

    Realmente estive muito tempo assim triste mas nao consseguia chorar , vivia com um no na garganta eu li e fiquei muito comovida com tantas palavras tocantes,e muito gratificante saber que existe pessoas como voce pastor com palavras tao sabias ,nao tem preco te admiro muito parabens pode contar comigo sou sua fa te amo em cristo jesus paz do senhor.

  3. Rosinalva Silva Figueirêdo disse:

    Pastor, amei! Creio que eu estava precisando lê uma reflexão desta para chorar. Não tenho facilidade de chorar. Engulo o mesmo. Por isso, somatizo e isso não é bom. Que Deus o abençoe sempre com esta unção tremenda!

  4. Cláudio Oliveira disse:

    Essa reflexão falou ao meu coração! Eu reconheço que preciso me permitir chorar em público, pois normalmente faço grande esforço em me conter.

    Lembro quando eu era adolescente, de ter escutado uma pregação onde o pastor dizia, de forma bem humorada: “Quando os crentes vão ao culto e levam lenços no bolso, eu sempre espero um mover de Deus no lugar, pois eles vão com plena disposição de chorar diante do Senhor”

    Abraços meu pastor.

    • Verdade, querido irmão Cláudio! Até porque a Palavra de Deus diz que “a tristeza segundo Deus produz arrependimento.” Chorar por causa dos nossos pecados pode ser um bom indício de que a quebrantamento e genuíno arrependimento em nós. Abração!!

  5. Verdade, querido irmão Cláudio! Até porque a Palavra de Deus diz que “a tristeza segundo Deus produz arrependimento.” Chorar por causa dos nossos pecados pode ser um bom indício de que a quebrantamento e genuíno arrependimento em nós. Abração!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s