MENTIRA

Publicado: outubro 17, 2013 em Uncategorized

mentira1A mentira sordidamente diz que o certo é errado, que o verdadeiro é falso, que o bonito é feio, que o bom é mau, que a luz é treva, que o doce é amargo, e que a vida é morte.

A mentira impõe dúvida, deturpa, mancha, contamina e destrói – ela é sórdida assim como o seu pai o é.

A mentira traz tristeza e destruição desde que o mundo é mundo, e no seu rastro as consequências são devastadoras. Quando a Palavra de Deus diz que o diabo, pai da mentira, mente desde o princípio, é simplesmente porque ele se tornou diabo desde que mentiu pela primeira vez para os anjos, dizendo que seria possível ser igual a Deus.

Talvez um dos maiores problemas com a mentira seja o fato de não faltar quem acredite nela. É isso mesmo, não faltam seguidores para os mentirosos. Um mentiroso sempre encontrará um ou mais que queiram segui-lo. Foi assim quando Satanás ainda era Lúcifer: ele conseguiu arrebanhar uma multidão de anjos para correrem atrás da mentira.

Portrait of Anais Nin taken in NYC in 70s by E...

Portrait of Anais Nin taken in NYC in 70s by Elsa Dorfman (Photo credit: Wikipedia)

Segundo a escritora francesa Anais Nin“A origem da mentira está na imagem idealizada que temos de nós próprios e que desejamos impor aos outros”.

Essa declaração é reveladora, pois devemos observar que se trata de uma imagem idealizada e não uma imagem real daquilo que somos.

Muito provavelmente, o mentiroso é alguém que não conseguindo satisfazer-se com o que é ou com o que faz, adota a mentira não somente como rota de fuga de sua infeliz realidade, mas como um meio de vida que atenua suas dores e frustrações, especialmente nas relações com outras pessoas.

Muitos seres humanos são afeitos às mentiras porque ilusoriamente elas lhes facilitam a vida. Quando alguém cogita do recurso da mentira, este tem em suas mãos um poderoso instrumento de manipulação que, a princípio, o fará sentir-se dono das situações, um verdadeiro deus mesmo, mas não sabe o mentiroso que os seus dias de engano e destruição estão absolutamente contados, pois enveredar-se pelo caminho da mentira é seguir pelo caminho da derrota, pois o maior aliado do mentiroso é e já está derrotado.

English: Egg Tempera on Canvas

English: Egg Tempera on Canvas (Photo credit: Wikipedia)

O famosíssimo filósofo e ensaísta inglês, Francis Bacon, considerado o fundador da ciência moderna, também disse algo impressionante sobre a mentira:

“A mentira revela alma vil, espírito apoucado e caráter viciado”.

Não é sem motivo, portanto, que quem mente desagrada profundamente ao Deus de toda Verdade e Consolação, pois quem mente está fazendo aquilo que o inimigo de Deus e de nossas almas faz desde o princípio.

Mas a mentira não é sórdida e cruel apenas com aqueles que foram vitimados por ela, não. Ela o é muito mais para aqueles que dela fazem uso, pois os que são vítimas da mentira tem Aquele que é verdadeiro e que traz luz sobre todas as coisas como um aliado, ao passo que o que mente O tem como Juiz.

Ela também é cruel para com os que dela fazem uso, porque ela escraviza e impõe um terrível jugo sobre os seus usuários, uma vez que dar manutenção a uma mentira é penoso, humilhante, cansativo e fator desencadeante de grandes ansiedades, pois batalhar contra uma consciência pesada não é, e jamais será uma batalha fácil.

Um homem muito importante e influente nos séculos recentes, Padre Antônio Vieira, filósofo e escritor português, disse algo tremendo sobre esse assunto:

“Para não mentir, não é necessário ser santo, basta ser honrado, porque não há coisa mais afrontosa, nem que maior horror faça a quem tem honra, que o mentir.”

Não lucra nada quem mente! Talvez, por isso, a maravilhosa afirmação do Senhor Jesus:

“…e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Se a mentira é escravagista, a verdade é libertadora!

Jesus é a Verdade!

Pr. Élio Morais

Anúncios
comentários
  1. Marcos Bittencourt disse:

    Pr Élio, você abordou diversos aspectos da mentira, quais sejam psicológicos, morais e espirituais. Uma reflexão profunda e esclarecedora !!! Deus o abençoe sempre !!!

  2. Aristarcho de A. J. Mello. disse:

    Gostei do que escreveu sobre a ‘mentira’. O mentiroso é um hipócrita e vil e mui certamente um doente da alma. A verdade poder doer e custar caro, mas é a única alternativa para um coração bem formado. Às vezes encontramos armadilhas pelos caminhos da vida, mas o SENHOR dará livramento a todos que tem um coração verdadeiramente segundo o SEU!!!!

  3. Bernadete disse:

    Adorei o texto – conhecí por acaso…

  4. Claudio Oliveira disse:

    Texto rico em verdades de Deus, que bênção!

    Meu pastor, pense com carinho em condensar todas essas reflexões num livro (livro em papel ou livro virtual). Será maravilhoso deitar numa rede e folhear textos tão cheios de Deus.

    Continue sendo este canal de bênção em nossas vidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s