DESCONHECIDOS

Publicado: julho 24, 2013 em Uncategorized

ImagemEstou meditando nesses dias no Livro dos Juízes. Ao lê-lo, mais uma vez sou surpreendido com a riqueza das Escrituras. Mais uma vez eu percebo que o nosso Deus não se omitiu sobre as infidelidades do Seu povo, e muito menos se absteve de exercer graça e misericórdia, afinal longanimidade é com Ele mesmo e todos nós sabemos disso!

O contexto histórico do livro dos Juízes abrange um período estarrecedor na história de Israel, que compreende aproximadamente os anos 1390 a 1040 a.C. O sucessor de Moisés, Josué, liderava o povo de Deus, que conquistou a terra prometida, terra de Canaã, mas que deixou de conquistar muitas outras também.

Esta foi uma época de grande abominação para Deus, especialmente depois da morte de Josué, porquanto o Seu povo o desprezava. Israel fazia o que era mau perante o Senhor. Israel imitava os povos pagãos e as suas abominações. Deus sofria as infidelidades do Seu povo!

Neste contexto, do povo de Deus desprezando o próprio Deus, nós lemos um versículo, o 10, do cap. 2, do livro dos Juízes, e uma frase me chama muito a atenção, ao tempo que esclarece o motivo de tanta obstinação e pecado, repare:

“Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que ele havia feito por Israel”.

Essa é a frase objeto desta reflexão, que me causa grande inquietação, angústia, tremor nas pernas:

“… surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor…”

Se continuarmos a leitura no livro dos Juízes então nós veremos os desdobramentos e as consequências terríveis de uma geração que não conhece o Senhor!

Nós veremos que uma geração que não conhece o Senhor, não o conhece apenas como um ser pessoal, não! Ela também não conhece os Seus poderosos feitos; ela não sabe que o braço forte do Senhor esteve operando em todo o tempo; ela não sabe da grandeza da operação de Deus ao longo da Sua história com o homem desde a sua feitura no majestoso jardim do Éden, e isso é uma tragédia!

Uma geração que não conhece a Deus é uma geração que não deixará nenhum legado sobre Deus, não terá informações para dar sobre Ele, e isso deve embrulhar o nosso estômago, porquanto o que se decorre daí é a bestialização do ser humano, é o embrutecimento total do homem que está entregue a si mesmo, e com uma disposição mental para aquilo que é reprovável.

Lidar com o desconhecimento sobre Deus em nossa geração é um desafio para os líderes espirituais nesse mundo pós-moderno e globalizado, pois somos os vocacionados dessa geração, somos aqueles que Deus tem chamado para a Sua obra!

Para termos a percepção sobre a importância de cumprirmos o nosso papel em nossa geração precisamos entender e reconhecer que o temor ao nosso Deus, o nosso amor por Ele, e o nosso desejo de servi-Lo veio, sem dúvida nenhuma, daquilo que foi inculcado em nossas mentes e nossos corações, daquilo que aprendemos e apreendemos sobre Ele.

É fundamentalmente importante estar claro em nossas mentes e em nossos corações que todo aquele que conhece a Deus e foi salvo por Ele é fruto da pregação, é fruto da proclamação da boa nova, é fruto daquilo que ouviu sobre os poderosos feitos do Senhor!

É a partir da grandeza das informações sobre um Deus que é eterno, auto existente, que não teve nenhum conselheiro, que criou céus e terra com o poder da Sua Palavra, que começaremos a fundamentar nossa fé no Todo Poderoso!!

Também seria totalmente apropriado dizer que é devido ao conhecimento do fato de que Deus criou os anjos, criou o homem à Sua imagem e semelhança, que surgem em nossa relação com Ele, nossas experiências individuais, intransferíveis e inesquecíveis, e nos mostram que o Todo Poderoso é também, sobretudo, uma Pessoa, e que gosta de relacionar-se!

É por termos sabido das suas intervenções no Éden, no Dilúvio, no Egito, no Deserto, que nós nos interessamos pela maior projeto de Deus, o Seu maior feito, o mistério que estava oculto, mas que agora foi revelado: Cristo em nós, a esperança da glória!

Que o Senhor nos ajude a entendermos nossa época!

Soli deo gloria

Pr. Élio Morais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s