NASCER DE NOVO É O QUE IMPORTA

Publicado: junho 12, 2013 em Uncategorized

Nicodemos 2Nicodemos sempre me impressionou.

Alguns o chamam de “o discípulo secreto de Jesus. Ele era um homem correto, bem intencionado e parece que queria sempre que as coisas acontecessem da melhor maneira. Ele era muito observador e, invariavelmente, fazia a leitura correta de tudo e de todos – mas era homem, e tinha dificuldade para entender coisas espirituais, embora se interessasse muito por elas.

Por ser fariseu, membro do Sinédrio, e um dos principais dos judeus, provavelmente sua posição social e religiosa impunha-lhe certas restrições que somente o permitiriam aproximar-se de Jesus, de noite, quando ninguém, ou pouquíssimas pessoas poderiam vê-lo. E foi numa dessas aparições, que Nicodemos fez uma asseveração sobre o Senhor Jesus, achando mesmo que havia “inventado a roda”, e que iria impressionar o nosso Salvador, vejam:

– Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

Podia ser que no coração cheio de boas intenções de Nicodemos houvesse um desejo de dar um bom “feedback” para o Senhor Jesus a respeito dos milagres que ele havia presenciado e, talvez, de certa forma estivesse até investigando. Poderia ser também que o seu desejo fosse de agradar simplesmente o Mestre ao dizer coisas tão óbvias, pelo menos para o Senhor Jesus.

Nicodemos me impressiona e talvez impressione outras pessoas, mas, definitivamente, não impressionou o Senhor Jesus com a aquela asseveração, pois em sua próxima fala o Mestre vai dizer algo totalmente incompatível com o que Nicodemos acabara de dizer, demonstrando-lhe que não ficou nenhum pouco encantado com a “importante” declaração dele, vejam:

– A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Acho incrível isso! Parece até que Jesus não havia entendido direito o que Nicodemos falara tal fora o distanciamento da resposta. O que terá a ver a afirmação de Nicodemos com essa afirmação de Jesus?

Nicodemos 1É que Jesus contemplara no coração cheio de boas intenções de Nicodemos, e nas suas amáveis palavras, que ali ainda prevalecia a compreensão do homem natural, do homem decaído, do homem que jamais poderia ver os feitos do poderoso Deus na dimensão do próprio Deus, ou seja, na dimensão espiritual. Senão vejamos: Primeiro. Se eram milagres, então, somente Deus podia fazê-lo – não há nenhuma novidade nisso. Segundo. Ao dizer para o Senhor Jesus essas coisas, isso não mudaria em nada a sua relação com Ele. Ou seja, o Senhor Jesus ao dar essa resposta para Nicodemos, trocando em miúdos, e até mesmo parafraseando-O, fê-lo na intenção de fazê-lo entender que o que ele estava dizendo ao reconhecer que ninguém faria aqueles milagres se não fosse da parte de Deus, nada mais era do que a interpretação correta daquilo que os seus olhos estavam vendo, apenas isso, e Jesus queria ver muito mais em Nicodemos.

Era como se Jesus lhe dissesse:

– Nicodemos, reconhecer e interpretar corretamente o que os seus olhos estão vendo não o fará ter uma relação comigo, nem com o Pai. O que mudará sua vida para sempre é nascer de novo, é ser nova criatura, é deixar de ser homem natural para ser homem espiritual.

Continuando, era como se Jesus lhe dissesse ainda:

– O que você acabou de me falar mostra, sim, que você tem algumas qualidades, mas isso não é o mais importante, Nicodemos. O fundamentalmente importante é que você precisa nascer de novo para, dentre outras coisas, parar de me procurar de noite, escondido, e buscar a minha face à luz do dia. Você precisa experimentar o novo nascimento para que eu possa ouvir da sua boca que eu sou o Salvador prometido, coisa que você ainda não se apercebeu.

E então, Nicodemos, agora, vai impressionar até o próprio Senhor Jesus, quando faz uma pergunta que chega a ser infantil:

– Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?

E o Senhor Jesus fica tão impressionado com a juvenil pergunta de Nicodemos, que chega a ser um pouco irônico com ele, vejam:

– Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?

Quanta coisa aprendemos nesse surpreendente diálogo!

Jesus-e-NicodemosPensando em nossos dias precisamos reconhecer que nossas igrejas podem ter alguns Nicodemos. Podemos ter em nossas igrejas algumas pessoas que estão seguindo “secretamente” o Senhor Jesus, que estão até mesmo trabalhando para Ele e na igreja dEle, mas que faltam-lhes o absolutamente essencial: o novo nascimento. Podemos estar convivendo com pessoas cheias de “boas intenções”, mas que não compreendem, à semelhança de Nicodemos, que “IMPORTA NASCER DE NOVO.”

Quando ainda não há o novo nascimento, ser fariseu, mestre em Israel, membro do Sinédrio, nada disso nos dará olhos para compreendermos aquilo que Deus, de fato, quer que aconteça primeiramente em nós, porquanto, o nosso Deus não está TÃO interessado nas interpretações que fazemos dos seus feitos maravilhosos, QUANTO em que esses feitos nos direcionem para aquilo que deverá ser o nosso maior encontro: o encontro com Ele mesmo para que nasçamos de novo e tenhamos vida eterna. Isso é o que importa: IMPORTA NASCER DE NOVO!

Apenas a guisa de conhecimento é oportuno dizer, para surpresa de muitos, que o belíssimo versículo de João 3.16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito para que todo aquele nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” ,em que pese ser o versículo mais famoso da Bíblia, fora dito pelo Senhor Jesus ao surpreendente Nicodemos.

Soli Deo Gloria!

Pr. Élio Morais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s