TERCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Publicado: maio 21, 2013 em Uncategorized

ImagemNesse mês de maio, onde os Batistas do Brasil inteiro dão ênfase à FAMÍLIA, continuarei tratando a respeito deste tema tão importante para todos nós.

Não posso deixar de abordar, quando penso em FAMÍLIA, o assunto: Educação dos Filhos.

Meus prezados pais, a educação dos filhos é algo tão RELEVANTE aos olhos do nosso bondoso Deus que Ele, após apresentar Sua Lei ao povo de Israel, vai dizer assim para Moisés:

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” Deut. 6. 6-9

Fica muito claro através desse texto, meus prezados, que a TAREFA de educar os filhos no temor do Senhor era dos pais. Mas, infelizmente, muitos pais têm terceirizado a educação dos seus filhos, e nós precisamos identificar as causas de algo tão nocivo para os nossos lares.

Talvez, uma das primeiras causas do insucesso da realização dessa tarefa seja o fato de que muitos pais não estejam, primeiramente, guardando esta Palavra nos “seus corações”, como Deus diz claramente para Moisés. Talvez, muitos pais não estejam dando o devido valor a Palavra e, por conta disso, nem conseguem transmiti-las aos seus filhos.

Há uma necessidade urgente, queridos irmãos, que os filhos percebam primeiramente que os seus pais valorizam a Palavra de Deus e a tem como o maior manual de vida, de ética, de educação, de fé e prática dos valores cristãos.

Quando os pais valorizam a Palavra de Deus fica mais fácil INCULCAR no coração dos seus filhos os RELEVANTES ensinos dados por Deus. Quando os pais valorizam a Palavra de Deus eles REPASSARÃO os valores de Deus através do cotidiano. Quando os pais valorizam a Palavra de Deus os seus filhos verão nitidamente, quase como se estivessem escritos nos “…UMBRAIS DE SUAS CASAS…”, a “…boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Mas, prezados, o inverso também é verdadeiro: Quando os filhos não vêem os seus pais dando o devido valor a Palavra de Deus, muito provavelmente eles também agirão da mesma forma, e é daí, queridos, que muitos filhos seguem por caminhos alheios aos desejos de Deus; e é daí, prezados, que muitos filhos crescem sem o temor de Deus nos seus corações; e é daí, então, que surge a TERCEIRIZAÇÃO DA FAMÍLIA, ou seja, a necessidade que outros cumpram a tarefa de INCUTIR nos corações dos filhos o TEMOR a Deus, que é responsabilidade primeira dos PAIS.

Às vezes os professores da EBD conseguem fazer isso. Às vezes o pastor da igreja consegue também fazer. Mas……..às vezes……….acontece ser tarde demais.

Não percam tempo, queridos pais:

“Ensina teu filho no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho,
não se desviará dele.”
 

Que Deus nos abençoe!

Pr. Élio Morais

comentários
  1. Nadia DeSouza disse:

    DEUAS SEJA LOUVADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s