TERCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Publicado: maio 21, 2013 em Uncategorized

ImagemNesse mês de maio, onde os Batistas do Brasil inteiro dão ênfase à FAMÍLIA, continuarei tratando a respeito deste tema tão importante para todos nós.

Não posso deixar de abordar, quando penso em FAMÍLIA, o assunto: Educação dos Filhos.

Meus prezados pais, a educação dos filhos é algo tão RELEVANTE aos olhos do nosso bondoso Deus que Ele, após apresentar Sua Lei ao povo de Israel, vai dizer assim para Moisés:

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” Deut. 6. 6-9

Fica muito claro através desse texto, meus prezados, que a TAREFA de educar os filhos no temor do Senhor era dos pais. Mas, infelizmente, muitos pais têm terceirizado a educação dos seus filhos, e nós precisamos identificar as causas de algo tão nocivo para os nossos lares.

Talvez, uma das primeiras causas do insucesso da realização dessa tarefa seja o fato de que muitos pais não estejam, primeiramente, guardando esta Palavra nos “seus corações”, como Deus diz claramente para Moisés. Talvez, muitos pais não estejam dando o devido valor a Palavra e, por conta disso, nem conseguem transmiti-las aos seus filhos.

Há uma necessidade urgente, queridos irmãos, que os filhos percebam primeiramente que os seus pais valorizam a Palavra de Deus e a tem como o maior manual de vida, de ética, de educação, de fé e prática dos valores cristãos.

Quando os pais valorizam a Palavra de Deus fica mais fácil INCULCAR no coração dos seus filhos os RELEVANTES ensinos dados por Deus. Quando os pais valorizam a Palavra de Deus eles REPASSARÃO os valores de Deus através do cotidiano. Quando os pais valorizam a Palavra de Deus os seus filhos verão nitidamente, quase como se estivessem escritos nos “…UMBRAIS DE SUAS CASAS…”, a “…boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Mas, prezados, o inverso também é verdadeiro: Quando os filhos não vêem os seus pais dando o devido valor a Palavra de Deus, muito provavelmente eles também agirão da mesma forma, e é daí, queridos, que muitos filhos seguem por caminhos alheios aos desejos de Deus; e é daí, prezados, que muitos filhos crescem sem o temor de Deus nos seus corações; e é daí, então, que surge a TERCEIRIZAÇÃO DA FAMÍLIA, ou seja, a necessidade que outros cumpram a tarefa de INCUTIR nos corações dos filhos o TEMOR a Deus, que é responsabilidade primeira dos PAIS.

Às vezes os professores da EBD conseguem fazer isso. Às vezes o pastor da igreja consegue também fazer. Mas……..às vezes……….acontece ser tarde demais.

Não percam tempo, queridos pais:

“Ensina teu filho no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho,
não se desviará dele.”
 

Que Deus nos abençoe!

Pr. Élio Morais

Anúncios
comentários
  1. Nadia DeSouza disse:

    DEUAS SEJA LOUVADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s