“Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.” Salmos 40:4
Meditando essa semana no salmo 40, não pude deixar de me deter nesse versículo 4, que fala sobre homens afeiçoados à mentira. Ou seja, a Bíblia nos diz que há pessoas que são afeitas àquilo que é o contrário da verdade, que tratam a mentira com afeto, que nutrem carinho por ela, enfim, são afeiçoados a ela.
Fico perplexo quando contemplo pessoas assim, que se afeiçoam a algo que tem trazido tanta desgraça e destruição nos relacionamentos. Fico perplexo quando a Palavra de Deus me diz que há homens afeiçoados à mentira, ou seja, tem afeição por algo que pertence totalmente ao maligno, que é o pai da mentira e mente desde o princípio.
Na igreja do Senhor Jesus não deveria ter pessoas afeiçoadas à mentira, porquanto se entende que a igreja é composta pelos redimidos, por aqueles que conheceram a verdade e foram libertados por ela. “E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.”
Crentes que faltam com a verdade estão pecando muito mais do que aqueles que ainda não experimentaram o “dom celestial”, aqueles que ainda não nasceram de novo.
Crentes que mentem deveriam fazer uma auto avaliação para verificarem se estão mesmo firmados na Rocha, que é o Senhor Jesus, pois é totalmente incompatível servir ao Deus, que é a Verdade, e satisfazer ao Diabo, que é o pai da mentira.
PARA ILUSTRAR:
“Um pastor estava em seu gabinete trabalhando. Ele tinha a fama de ser um homem ingênuo – um homem que acreditava em tudo. Sabendo disso, certo membro da igreja, querendo zombar da sua ingenuidade, entrou apressadamente na sala do pastor e disse:
– Pastor vem rápido! Aqui na janela! Olha só!?
O pastor perguntou:
– O que foi?
E o homem:
– Vem ver! Vem ver! Tem um boi voando! Disse aquele jovem.
O pastor se levantou da sua mesa, foi até a janela, ficou olhando para o céu e dizendo:
– Cadê?!? Cadê o boi voando?
Enquanto isso, aquele cristão, morrendo de rir, falava:
– Ah…..Pastor! Como o senhor é ingênuo! Como é que o senhor acredita num negócio desse? O senhor acredita em tudo o que ouve? Onde já se viu um boi voar? Como o senhor pôde ter acreditado nisso?
Então o pastor disse:
– Meu filho, eu prefiro acreditar que é mais fácil um boi voar do que um cristão mentir! Eu preferi acreditar em você!
E o cristão, envergonhado, abaixou a cabeça.”
Que Deus nos ajude a não distorcermos a verdade sob hipótese alguma.
Que Deus nos ajude a sermos verdadeiros como Ele o é. Amém.
“Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.” Col. 3. 9-10
Pr. Élio Morais