“Alegrem-se os céus, e a terra exulte; diga-se entre as nações: Reina o SENHOR.”
1 Cr.16:31
Esse é o tema da nossa Campanha de Missões Mundiais 2019 que, excepcionalmente, estaremos realizando no mês de fevereiro em função de algumas conveniências do nosso Calendário. Ele é por demais interessante e, sobremaneira, o contexto da divisa que está sendo utilizada para fundamentá-lo – Davi fora ungido rei de Israel e acabara de levar de volta a Arca da Aliança para a cidade de Jerusalém, lugar de onde ela jamais deveria ter saído!
Este é o contexto em que Davi diz: “Alegrem-se os céus, e a terra exulte; diga-se entre as nações: Reina o SENHOR!” Ele declama essa belíssima poesia, ou esses belíssimos salmos, demonstrando a alegria de quem tem de volta a presença do Senhor, representada pela Arca da Aliança. Vale a pena ler todo o capítulo 16 desse livro e se deliciar com a alegria daquele povo que sente novamente a presença do Senhor! Fato é que quando lemos todo o capítulo ao qual pertence a divisa que dá sustentação ao tema sugerido nós somos como que inundados de uma alegria que só podem sentir aqueles que conhecem a salvação!
Quando a nossa Junta de Missões Mundiais nos oferece esse tema e essa Divisa ela nada mais nada menos está nos conclamando a proporcionar para aqueles dos Confins da Terra a possibilidade de sentir desta mesma alegria do salmista, o Rei Davi, e dos seus súditos!
E, passada a euforia dessa alegria, o próprio Rei Davi vai dizer: “Diga-se entre as nações: Reina o SENHOR!” Ou seja, ele conclama que aqueles que sentem a alegria da presença do Senhor, tipificada na ARCA DA ALIANÇA, proclamem para as outras nações o Reino de Deus!
Aprendemos aqui que não faz o menor sentido sentir a presença do Senhor ou mesmo ter a certeza da salvação que Ele oferece se não a tornamos pública ou conhecida entre todos os povos! Aprendemos aqui que não faz sentido experimentar algo tão grandioso e não manifestar aos outros! Aprendemos aqui que não faz sentido os Céus se alegrarem, a terra se exultar, mas as nações desconhecerem esse Deus magnifico e tremendo que não somente tirou Israel da escravidão, mas, que também livras as pessoas da condenação do pecado!
Definitivamente não é sem motivo que o mesmo rei Davi, nesse mesmo capítulo, vai dizer assim nos versos 23 e 24: “Cantai ao SENHOR, todas as terras; proclamai a sua salvação, dia após dia. Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas!”
Ele brada essas palavras porque entende que qualquer pessoa que experimenta a salvação do Senhor, a rigor, sentirá um grande desejo de fazê-lo conhecido a outros que ainda perecem sem a alegria e o gozo da Sua presença gloriosa!
Que nessa CAMPANHA nós sejamos tomados desse mesmo desejo do Rei Davi – o desejo de que todas as nações saibam que o tempo da salvação chegou! Que o Senhor nos ajude na proclamação da Sua Palavra!
Façamos a terra se alegrar!
Pr. Élio Morais