SOBRE O HOMEM DISSIMULADO!

Publicado: janeiro 10, 2019 em Uncategorized

Um dos piores pecados e, talvez, um dos mais combatidos na Bíblia é o pecado da dissimulação. Segundo o dicionário, DISSIMULAR é dentre outras coisas “ocultar as verdadeiras intenções e os verdadeiros sentimentos, é agir com hipocrisia, é fingir”.

Todo pecado é abominação para Deus, mas se há um que jamais deve fazer parte da vida de um crente este é o pecado da DISSIMULAÇÃO. Quando um cristão dissimula, quando ele age com “outras” intenções ocultando as verdadeiras, quando ele finge e fala hipocritamente, ou quando ele sonega qualquer fato importante que tenha a ver com a verdade, esse homem estará agindo ao melhor estilo de Satanás, o inimigo de Deus e das nossas almas e, por isso o nosso Deus abomina tanto esse pecado.

Talvez um dos principais exemplos do PECADO DA DISSIMULAÇÃO que temos na Bíblia seja o de Ananias e Safira, em Atos dos Apóstolos, no capítulo 5. Todos nós conhecemos muitíssimo bem a história: Esse casal, que pelo jeito tornou-se apenas amigo do Evangelho, querendo gozar das benesses de uma popularidade exacerbada, vende uma propriedade e oferta um valor, provavelmente, muitíssimo inferior ao valor do bem que fora vendido. Ao ofertarem apenas uma parte como se fosse o todo (o que os recém-convertidos faziam naqueles dias era na medida em que iam crendo, vendiam tudo e tinham tudo em comum), eles são severamente reprovados pela liderança da igreja e por fim são repreendidos por Deus, e morrem aos pés dos apóstolos.

Infelizmente muitas pessoas pensam no que Ananias e Safira fizeram e concluem que eles apenas foram infiéis na contribuição com a igreja local. Isso é um erro tremendo, pois a severidade com que Deus agiu mostra-nos que o que estava por trás de suas atitudes ia muito além da infidelidade com o dizimo ou as ofertas – eles DISSIMULAVAM no meio de uma igreja que estava começando e indo muitíssimo bem, e esse pecado deveria ser tratado com a severidade que o caso requeria (sugiro que os queridos leitores leiam especialmente os cinco primeiros capítulos de Atos dos Apóstolos, vale a pena).

Normalmente, o homem dissimulado é um homem que esqueceu a verdade há muito tempo! Invariavelmente, um ser humano dissimulado é um impostor que normalmente nem sabe mais quem ele é. Salvo raríssimas exceções o dissimulador é também um homem que manipula pessoas, finge sentimentos, deturpa fatos e situações, e tudo isso para atingir um fim que está claro apenas na sua mente e no seu coração. É alguém extremamente egoísta e que a qualquer custo quer atingir os seus objetivos, daí é que entendo que o problema do casal Ananias e Safira ir muitíssimo além da infidelidade com os dízimos e ofertas como regularmente escutamos por aí. De fato, o que Deus percebeu é que eles poderiam ser extremamente nocivos para a igreja que estava se iniciando ali em Jerusalém, e agiu!

Mormente a abominação que continua sendo para Deus o pecado da dissimulação, não temos visto por aí pessoas “expirando” porque dissimularam. Contudo esse pecado continua sendo horrível para Ele e precisamos lutar contra as intenções ruins do nosso coração e não dar vazão a elas!

No capítulo 26, do Livro dos Provérbios, temos uma lista de sete versículos que abordam o assunto e que deveríamos ler todo dia. Esses versos deveriam estar “como frontal diante dos nossos olhos”, tal a importância deles para a nossa vida na igreja. Destacarei apenas três:

“Aquele que odeia dissimula com os lábios, mas no íntimo encobre o engano; quando te falar suavemente, não te fies nele, porque sete abominações há no seu coração. Ainda que encubra o seu ódio com engano, a sua malícia se descobrirá publicamente.” (24, 25 e 26)

Que o nosso coração esteja realmente cheio de BOAS INTENÇÕES, e que o Senhor nos livre das DISSIMULAÇÕES. Amém!

Pr. Élio Morais

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s