Estamos chegando à reta final de mais um ano!
Custa-nos acreditar que isso seja verdade e, naturalmente, qualquer pessoa concordará comigo que os dias estão passando incrivelmente depressa!
Não, eu não acho que algo sobrenatural esteja havendo com o tempo não! Penso que o que está acontecendo em nossos dias é que nunca estivemos tão demasiadamente envolvidos em tantas coisas ao mesmo “tempo” e, quando nos apercebemos, ele se foi muito rápido e descobrimos que ele passou e nós não vimos.
Se observarmos acuradamente a Palavra de Deus veremos que sempre fomos exortados a olhar para o tempo com diligência, porque ele passa e não volta jamais e, então, diante disso, resta-nos considerar essa questão e administrar os nossos anos, meses, dias e horas com toda a diligência que o nosso momento requer!
Não é sem motivo que o apóstolo Paulo, falando aos Efésios há dois mil anos, os exortará veemente, observem: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.” (Efe. 5:15-16)
Com esta fala o apóstolo Paulo nos passa a ideia de que “remir o tempo”, ou seja, administrá-lo com sabedoria e diligência, é uma atitude dos sábios, e o inverso é absolutamente verdadeiro, ou seja, não considerar o tempo é agir como os néscios, os insensatos e os loucos! Por quê? Porque os dias são maus, argumenta o apóstolo!
Sim, prezados, os dias são muito maus! Estamos vivendo os dias que antecedem a volta do Senhor Jesus e jamais vimos tantas coisas estranhas acontecendo! Os valores de família estão se perdendo, o respeito pelos idosos idem; feminicídios, sadismo com indefesos animais, magistrados que não nos dão segurança jurídica, legisladores que não fazem leis justas, e governadores que governam olhando para os seus umbigos.
A igreja, que deveria ser “coluna e baluarte da verdade”, tem flertado cada vez mais com o mundo e tem se tornado cada vez mais parecida com ele! Então, imediatamente, o apóstolo Paulo, em sua veemente exortação, vai dizer para os efésios e para nós, o seguinte: – Nesses dias maus que antecedem a volta do Senhor Jesus, dias em que vocês estão envolvidos demasiadamente com um mundo coisas, a melhor maneira de “remirem o tempo”, de utilizá-lo da maneira mais sábia e diligente, sem dúvida nenhuma é:
“Procurem compreender qual a vontade do Senhor.”
Conclamo a você, meu querido irmão e irmã; a você, meu querido leitor, a fazer uma aliança com o Senhor para o ano que está vindo por aí. Peça para Ele te ajudar a compreender o que Ele quer da sua vida nesses dias do fim. Peça para o Senhor te dar a sabedoria tão necessária e que só poderá vir dEle para que você possa ordenar os seus valores numa disposição digna dos planos e propósitos que Ele tem para você como membro de uma igreja que precisa “brilhar e salgar”!
Aliás, se nos dedicarmos a ler os próximos versículos que Paulo escreveu, leremos assim:
“enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” (V. 19-21)
Maranata, ora vem Senhor Jesus!
Pr. Élio Morais