QUANDO AS GORDICES DA ALMA NOS LEVAM AO RAQUITISMO ESPIRITUAL

Publicado: janeiro 25, 2015 em Uncategorized

slide17Em que pese tantas recomendações bíblicas sobre a necessidade de alimentarmos o nosso homem interior com tudo que tenha relação com o Senhor e com a Sua maravilhosa Palavra muitos de nós estamos cada vez mais raquíticos espiritualmente e isso tem algumas razões de ser e, talvez, a maior delas seja as gordices da nossa alma.

Entenda-se por gordices da alma aquelas atitudes e hábitos que praticamos para satisfazer as vontades nem um pouco recomendáveis do nosso coração. Numa época cada vez mais hedonista onde tudo conspira contra Deus e a favor de um mundo que jaz no maligno o homem está caminhando cega e obstinadamente num desejo desenfreado de satisfazer seus apetites, estabelecer suas opiniões, fazer valer seus valores e jamais negociar aquilo que ele definiu como “…bom para se comer, agradável aos olhos, e desejável para dar entendimento…”

As gordices da alma enfatuam a nossa carne, mas não alimentam o nosso espírito, satisfazem os nossos maiores??????????????????????????????????????????????????????????????????? apetites, mas não preenchem o vazio e o anelo que temos por Deus. E tal qual alimentos totalmente desprovidos de qualquer valor nutricional elas nos enchem, nos engordam, nos dão prazeres momentâneos, mas nos desnutrem e nos levam ao raquitismo que tira o nosso vigor e a nossa capacidade de discernir o certo do errado.

As gordices da alma nos dão a falsa aparência de que estamos saudáveis, mas interiormente estamos doentes e em nossas relações interpessoais e com Deus deixamos claro o nosso NANISMO ESPIRITUAL. 3-1200x627Quando estamos tomados dessas gordices da alma somos mais ou menos como aquela figueira encontrada pelo Senhor Jesus, que era aparentemente viçosa, mas não produzia figos. E o que se vê nesses obesos carnais são aquelas terríveis características descritas por Judas, o irmão de Jesus, sobre homens que estão distantes do Senhor: são homens cada vez mais “…arrogantes, cada vez mais mentirosos, tremendamente amantes de si mesmos, enganadores e narcisistas, cujo Deus é o próprio ventre.”EvaTeiltMitAdamDenApfelDerErkenntnisimages

Essa morbidez, fruto desse sedentarismo espiritual e desse andar satisfazendo os desejos da carne, não seria tão terrivelmente séria se a Palavra de Deus não afirmasse no livro de profeta Jeremias, no capítulo 17, versículo 9, que “Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto.”

É desastroso porque quem está raquítico espiritualmente devido as gordices da alma infelizmente não está apenas deixando de ser conduzido pelo Espírito, o que já é terrivelmente trágico, mas, sobretudo, o raquítico espiritual está sendo dirigido por um condutor que está vendido ao pecado, que é escravo de um deus cujo principal objetivo é afastar os seus seguidores de conhecer e satisfazer o Deus verdadeiro.

E é assim mesmo, ao engordarmos a nossa alma satisfazendo os desejos do nosso coração vamos nos bestializando, nossas ações são cada vez mais irracionais e, como brutos sem razão, vamos nos afastando da Única pessoa que poderia nos colocar freio nesse caminho de destemor, que conduz a morte.DOR

Noticias_6309e2_imagen-el-egoismo-de-isabelPenso que é por andar por caminhos como esse que o apóstolo Paulo vai falar de um grupo de pessoas que Deus “…os entregou a si mesmos.” Rm.1. Sim, o apóstolo Paulo vai falar de pessoas que obstinadamente faziam questão de demonstrar que julgavam ser capazes de se conduzirem, e ao insistirem nisso Deus os entregou aos seus erros e prazeres.

Que tragédia terrível para qualquer ser humano quando suas ações fazem Deus desistir dele, por causa do obstinado desejo de pecar, e os entrega à si mesmos! Acho isso tão trágico e penso que essa deveria ser uma das orações que jamais poderíamos deixar de fazer: – Senhor, não me deixe a sós comigo mesmo, não me entregue a alguém tão desesperadamente mal, corrupto e incapaz de se conduzir!

correntesMas há uma boa nova, aliás, no relacionamento com Deus sempre há boas-novas, e essa é: Antes que surjam os sintomas nefastos e as consequências desastrosas dessa obesidade mórbida, que nos mata silenciosamente cada dia um pouco mais; antes que sejamos acometidos de infarto espiritual fulminante, em função destas extravagâncias do andar segundo a carne, há solução para isso e a solução é a DIETA DE DEUS, uma dieta baseada na Sua Palavra gloriosa; é a DIETA DE JESUS, que disse: “….a minha comida é fazer a vontade do meu Pai que está no Céu.”; é a DIETA DO APÓSTOLO PAULO, na sua Carta aos Efésios, no capítulo 5, versículos 17 ao 21, que disse: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.”

E como toda boa dieta deve ser acompanhada de bons exercícios, o apóstolo Paulo ainda vai nos dizer: Não sabeis vósSaudade de Deus 1 que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.”.

Que o Senhor nos livre das gordices da alma, que enfatuam a nossa carne e não nos trazem nenhum vigor espiritual!

Pr. Élio Morais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s