CHAMADOS À COERÊNCIA

Publicado: julho 7, 2013 em Uncategorized

Imagem

No Aurélio, coerência significa “ausência de contradição”. Também quer dizer “Ligação ou harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias”. E significa também “conexão, nexo, lógica”.

Gosto principalmente da primeira definição: Ausência de contradição.

Uma pessoa coerente é uma pessoa cujas atitudes não se contradizem com a sua ideologia, com o seu pensamento, com aquilo que ela acredita.

Na vida de uma pessoa coerente jamais se aplicará aquela horrível e conhecidíssima frase: Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço! Jamais isso acontecerá, porque uma pessoa coerente faz o que fala, pratica o que crê. 

O nosso bondoso Deus, o Deus que jamais se contradiz, o Deus que vela pela Sua Palavra, nos chama o tempo todo à coerência através das Escrituras. Quando lemos versos da Palavra de Deus como o que está em Filipenses, no cap. 1;27, que diz: “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo…”, nós somos exortados a levar uma vida de tal maneira que haja “harmonia entre situações, acontecimentos e ideias”. Somos exortados a levar uma vida de tal maneira, que não haja contradição entre os pensamentos e propósitos do nosso Deus, com as nossas práticas e atitudes, ou seja, a antiga e sempre necessária harmonização entre a ortodoxia (o que acreditamos) e a ortopraxia (o que praticamos).

Ao discorrer sobre isso, ocorre-me uma maravilhosa exortação da Palavra de Deus, na 1ª. Epístola de Pedro, cap.1, versos 14 a 16, que diz: “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário,(grifo meu) segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.”.

Há uma música muitíssimo esclarecedora, do Grupo Logos, cujo título é justamente Coerência, que diz assim:

“Mesmo que no coração a intenção seja correta. Ainda que no pensamento a coisa esteja certa, é preciso não deixar que uma só palavra ou atitude desmereça o que vale, e atrapalhe a quietude de quem cada dia busca ser melhor.”

Que nós possamos como igreja, como servos do Senhor, como homens de Deus, como novas criaturas, andar como Cristo andou aqui neste mundo, afinal, para isso fomos chamados, para isso somos habitados pelo Seu maravilhoso Espírito e temos, portanto, toda condição de andar pela vereda da santidade, coerentemente com o Deus que nos salvou!       

Que Ele nos capacite a isso, sempre. Amém.

Pr. Élio Morais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s