FAMÍLIA, (ainda) É A BASE DA SOCIEDADE!

Publicado: maio 25, 2016 em Uncategorized

Família 4Lembro-me muito bem na minha época do curso “Ginasial”, que depois passou a ser “Primeiro Grau”, e que hoje se tornou o “Ensino Fundamental”, de uma disciplina que se chamava Moral e Cívica, os da minha idade devem se lembrar, e depois adquiriu um nome mais sofisticado: OSPB – Organização Social e Política do Brasil. Pois bem, nesta matéria aprendíamos que a FAMÍLIA era a base da sociedade. Ou seja, a FAMÍLIA era o principal fundamento de uma sociedade que deveria ser justa, ordeira, com responsabilidade social e que, ao final, propiciasse um bem comum e uma alegria aos que dela participava.

O tempo passou, e não sei se ainda é ensinado isso nas escolas, ou melhor, infelizmente todos nós sabemos que não é mais ensinado e que, na verdade, especialmente nas Escolas Públicas, o que temos visto é um conteúdo programático e um esforço descomunal para a desconstrução dessa BASE. Família 2Contudo, querido leitor, precisamos nos lembrar sempre de que para o nosso Deus isso jamais mudou – FAMÍLIA continua e continuará sendo a maior e a instituição mais capaz de provocar as TRANSFORMAÇÕES que precisamos ver no mundo. Não foi sem motivo que o nosso Ele instruiu Moisés de forma tão enfática sobre como ele deveria proceder com relação a Lei que ele acabara de receber de Suas generosas mãos:

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” Deut. 6. 6-9.

Família 3Assuntos como ética, ciência, trabalho, política, religião, educação, ecologia, sempre terão grande influência em qualquer sociedade, mas a FAMÍLIA jamais poderá deixar de ocupar o principal lugar de destaque e de continuar sendo a BASE da sociedade que queremos.

Devemos entender que é na FAMÍLIA onde temos o lugar mais propício para nos desenvolvermos e desenvolver outras pessoas nos seus conjuntos de valores, nos seus princípios teológicos, éticos e morais; na sua educação, nos seus relacionamentos, seja com autoridades, seja com colegas de trabalho, seja na escola, afinal ninguém é uma ilha e não há lugar melhor para o início de um aprendizado saudável sobre o relacionamento social do que na família – entendo ser essa a razão do mote: FAMÍLIA, A BASE DA SOCIEDADE.

Família 6Pode-se falar dos maiores defeitos que toda a família tem, mas ela sempre será o nosso porto seguro. Ao final de tudo, é na FAMÍLIA que encontramos a certeza do amparo em tempos difíceis, é sempre no retorno ao lar que encontramos uma esperança renovada para o futuro e a confiança geradora da extrema segurança de que estamos lidando com pessoas que tem nas veias o mesmo sangue que o nosso, e isso faz toda a diferença.

Na Bíblia, muito facilmente, nós percebemos como a FAMÍLIA é valorizada. É lindo, por exemplo, vermos os patriarcas do Velho Testamento fazendo questão que seus ossos sejam colocados ao lado dos ossos dos seus entes queridos, bem juntinhos, numa prova inequívoca do valor da FAMÍLIA.

Neste mundo pós-moderno e globalizado, onde os membros da FAMÍLIA enfrentFamília 5am desenfreadamente competições por tudo nessa vida, a FAMÍLIA corre o risco de ser esquecida, negligen
ciada e somente veremos os danos, muitas vezes irremediáveis, algum tempo depois.

Alguém disse certa vez: “NENHUM SUCESSO COMPENSA O FRACASSO NO LAR”. Que frase sábia foi
aquela! De fato, não vale a pena fracassar na edificação da NOSSA FAMÍLIA por nada nesse mundo, afinal, quando o sucesso ou a realização chegar e termos perdido nossas famílias, com quem iremos compartilhar? Lembremo-nos do hino que diz:

“Que feliz é o lar em que Deus pode entrar, e onde todos estão a crescer,
tendo um corpo que é são, que convém ao cristão, para a glória de Deus promover”!

Pr. Élio Morais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s