A VERDADEIRA RELIGIÃO

Publicado: abril 12, 2019 em Uncategorized

Invariavelmente somos acometidos de muitas dúvidas e muitas delas absolutamente desnecessárias. São inúmeras as vezes que ficamos em dúvida sobre como agradar a Deus direito e, muitas vezes também, temos grandes dificuldade sobre tomar decisão – nós queremos fazer a coisa certa, mas, muitas vezes, não sabemos como!

Definitivamente, muitas pessoas sentem-se um tanto quanto perdidas sem saber por qual caminho trilhar! O motivo? Na maioria das vezes, por não buscarem essas orientações na Palavra de Deus, pois elas, falam sobre tudo isso e, como disse o Senhor Jesus mesmo, “erramos não conhecendo as Escrituras”, pois elas testificam de Deus, da Sua vontade gloriosa e, também, nos “apontam o caminho pelo qual devemos percorrer”, para não nos perdermos em dúvidas cruéis.

Pensando em não saber sobre certas coisas importantes para a nossa vida, surge uma pergunta em minha mente: QUAL É A VERDADEIRA RELIGIÃO? Como poderíamos definir a verdadeira religião, uma vez que essa palavra, embora bíblica, tenha se desgastado tanto ao longo do tempo e tenha adquirido contornos tão superficiais, pejorativos e banais?

Primeiro precisamos entender que RELIGIÃO deriva de uma palavra do latim, RELIGARE”, que significa, nossa ligação com Deus! Ou seja, estávamos “mortos em nossos delitos e pecados” e nascemos de novo – fomos “religados” ao Deus que, desde a queda dos nossos primeiros pais, nos separamos, e rigorosamente perdemos a comunhão com Ele!

Uma vez “religados” surge-nos a pergunta: O que nos caracteriza, agora, como novas criaturas? Quais são algumas das características dessa RELIGIÃO verdadeira? Interessante que Tiago vai nos responder muito explicitamente essa pergunta, observe:

 “Se alguém supõe ser RELIGIOSO, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua RELIGIÃO é vã. 27 A RELIGIÃO pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” Tiago 1:26-27

Tiago nos diz, então, muito claramente, pelo menos TRÊS CARACTERÍSTICAS de que estamos praticando a RELIGIÃO verdadeira, mas eu quero destacar nessa pastoral apenas a primeira:

TEMOS QUE CONTROLAR AQUILO QUE FALAMOS! Sim, porque ele vai dizer que se o REFREAR a língua não nos caracteriza, a nossa RELIGIÃO é vã – é inútil.

Não falar dos outros é característica de que estamos RELIGADOS a Deus e, Tiago mesmo, noutro momento, vai chancelar isso com muita veemência, observe:

“Porventura a fonte deitar da mesma abertura água doce e água amargosa? Pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce.” Tg. 3

Estamos RELIGADOS a Deus mesmo? Praticamos a verdadeira RELIGIÃO?

Que o Deus que nos salvou e nos vivificou nos abençoe e guarde! Amém!

Pr. Élio Morais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s