TRAGÉDIAS

Publicado: novembro 23, 2017 em Uncategorized

Infelizmente, as tragédias fazem parte do cotidiano de nossas existências. Desde o primeiro pecado cometido no mundo, o que talvez tenha sido a maior de todas as tragédias, tornou-se impossível viver sem de alguma forma tê-las por perto, e isso fica absolutamente claro para qualquer ser humano quando este se aprofunda em um relacionamento com o outro, pois, imediatamente suas dores, traumas e tragédias pessoais e familiares são descobertas – a rigor, ninguém estará imune a elas.

Existem tragédias e catástrofes naturais que, sem dúvida nenhuma, não dependem de qualquer ação da nossa parte para acontecer, como por exemplo, estar em um avião que explodiu nos ares, ou, num lugar onde aconteceu um terremoto ou um tsunami. Essas tragédias, inevitáveis, quando acontecem, nos sucumbem e nos levam a sofrimentos terríveis – com essas nós convivemos sempre levando em conta a soberania do nosso Deus em ter permitido, e a capacidade que Ele tem de nos livrar se Ele quiser.

Mas algo muito interessante sobre as tragédias é que, em que pese o fato delas insistentemente nos rondarem, algumas, definitivamente poderiam ser evitadas. Estou pensando naquelas tragédias que atraímos com as nossas próprias mãos. Naquelas que são resultado da nossa desobediência a Deus, naquelas que são fruto dos pecados cometidos deliberadamente.

Se por um lado há tragédias sim que não podemos fazer nada para que elas não aconteçam, por outro lado, há sim, tragédias que definitivamente não precisariam fazer parte das nossas vidas simplesmente se andássemos com Deus e guardássemos os seus mandamentos. Aliás, não é sem motivo que lemos assim em Provérbios 3:1-2:

“Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.”

Sim, quantas pessoas estão envolvidas em terríveis tragédias e imersas em muitas dores e sofrimentos simplesmente porque não acreditaram nos ensinos maravilhosos da Palavra de Deus. Quantas pessoas poderiam levar uma vida muito mais longeva de paz harmonia e serenidade se tivessem dado mais crédito às recomendações do Senhor!

Que o digam Acã, Geazi, Sansão, e outros mais que definitivamente poderiam ter tido uma história diferente da que está registrada nas Escrituras se tivessem dado crédito às instruções de Deus e não tivessem desobedecido deliberadamente!

Numa época onde o inimigo de Deus e das nossas almas tem feito de tudo para ceifar vidas, brincar com o Senhor, não levá-lo a sério, desagradá-Lo, agir como se Ele não existisse e virar as costas pra Ele, é abrir mão da única segurança que temos neste mundo tenebroso. Pior do que estarmos sujeitos às tragédias das quais não temos nenhum controle é sem dúvida nenhuma, atrairmos aquelas que rigorosamente não deveriam fazer parte de nossas vidas se mais obedientes fôssemos!

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” João 10:10 

 Que Deus nos ajude e nos dê fé suficiente para crermos nEle não somente para acreditar que Ele existe, mas, principalmente, para crermos que Ele de fato tem todo poder para nos dar a vida abundante que Ele mesmo prometeu! Amém.

 Pr. Élio Morais

Anúncios
comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s